Cúpulas ibero-americanas de chefes de estado e governo
2) Organização Administrativa da Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e Governo Importa destacar dois órgãos encarregados de coordenação de tais Cúpulas, a Secretaria de Cooperação Ibero-Americana (SECIB) e a Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB).
A Secretaria de Cooperação Ibero-Americana (SECIB), foi o órgão encarregado de coordenar os projetos e iniciativas de cooperação entre os países membros da Conferência Ibero-Americana. Foi criada no ano de 1995 em Bariloche e posta em marcha em 1999, com sede em Madrid.
A Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), qualificada como órgão de apoio da Conferência Ibero-Americana, foi criada no dia 12 de maio de 2004 e, uma semana depois, a Costa Rica subscreveu o acordo constitutivo da mesma, convertendo-se no primeiro país a fazê-lo.
O Convênio de Santa Cruz de la Sierra, subscrito por diplomatas representantes dos 21 países que participavam das Cúpulas Ibero-Americanas, aos que, meses depois, se incorporou o Principado de Andorra, estabelece que os objetivos da SEGIB são:
a) Contribuir para o fortalecimento da Comunidade Ibero-Americana e assegurar-lhe uma projeção internacional.
b) Coadjuvar