Organização iberoamericana da juventude
Introdução:
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma síntese das possíveis respostas ao questionamento proposto pelo professor Celso Antonio de Almeida e trabalhado pelo grupo ao longo do semestre disciplina Direito Internacional Público sobre a descrição e qualificação da OIJ (Organização Ibero-Americana de Juventude).
A OIJ é uma instituição intergovernamental que tem como missão promover a cooperação entre os países ibero-americanos em políticas públicas relacionadas com a juventude. O Brasil integra a Organização Ibero-Americana de Juventude desde 2010. Com sede na Espanha, a OIJ é o único órgão multilateral de juventude no mundo, vinculado à Organização dos Estados Ibero-Americanos, e envolve Portugal, Espanha e os países da América Latina. Este trabalho visa demonstrar e esclarecer o que é e como funciona esta instituição, descrevendo primeiramente conceitos importantes de organização internacional governamental. Em seguida será abordado o histórico de criação da OIJ e a formação de sua institucionalidade. Por fim quer-se visualizar sua dinâmica atual e perspectivas para o futuro, bem como a participação do Brasil na organização.
Organizações internacionais: Organizações internacionais são entidades criadas por uma associação voluntária de sujeitos de direito internacional, (depende da vontade destes sujeitos de direito), muitas vezes Estados, constituídas mediante ato internacional geralmente um tratado, de caráter relativamente permanente, dotada de regulamento e órgãos de direção próprios, cuja finalidade é atingir os objetivos comuns determinados por seus membros constituintes, para o pleno desenvolvimento das diferentes áreas da atividade humana: política, economia, saúde, segurança, etc. Essas organizações podem ser definidas como uma sociedade entre Estados e não são subordinados hierarquicamente a estes, respeitando o princípio da