código manchester
O código Manchester apresenta um “duty cicle” de 50%, pois precisa do dobro da largura de banda em comparação com o código NRZ (Nom Return Zero), podemos observar uma comparativo entre Manchester e NRZ na figura 01, temos dois modos de codificação Manchester:
Figura 01: comparativo entre NRZ e Mnchester
Manchester Normal
É utilizado em Ethernet (IEEE 802.3), esta codificação apresenta os limites de onda entre 1 e -1. O código de linha tem por característica das decisões serem tomadas no meio de cada bit, sendo assim durante a transição 0 -> 1 e 1 -> 0, ocupam a largura de um bit desde o meio do bit anterior ate o meio do bit seguinte, as transições restantes, 0->0 e 1->1, ocupam meio bit. Em resumo “0” representado por transições descendentes e “1” representado por transições ascendentes. Como se pode observar na figura 02.
Figura 02: Transição do código Manchester Normal
Manchester Diferencial É utilizados em redes Token Ring (IEEE 802.5), tem os mesmos limites da codificação anterior entre -1 e 1, assim como as decisões são tomadas do meio de cada bit, a diferença esta nas transições entre bits serem codificada de forma diferente da Manchester normal, as transições entre 0->1 e 1->1 ocupam a largura de um bit desde o meio do bit anterior ate o maio do bit seguinte, as outras transições, 0->0 e 1->0 ocupam apenas meio bit. Em resumo “0” representado por transições no inicio do período de bit e “1” representado por ausência de transição no inicio do período de bit. Como se pode observar na figura 03.
Figura 03: Transição do código Manchester Diferencial
Referencias
CÓDIGOS DE TRANSMISSÃO EM BANDA BASE < http://www.sj.ifsc.edu.br/~msobral/RCO2/docs/casagrande/MODULO3/cap10/tp_codigolinha.pdf > acessado em 08/09/2014
COMPARATIVO ENTRE NRZ E MANCHESTER< http://www.logicengenharia.com.br/mcamara/alunos/moddig_Nrz%26Manch.PDF > acessado em 08/09/2014
Conceitos de transmissão de dados,<