Concorrencia
A busca pelo novo, pelas oportunidades oferecidas pelo mercado, e consequente sucesso financeiro e crescimento do negócio. A partir da observação, da percepção e análise de atividades, tendências do mercado, nos hábitos sociais e de consumo. As oportunidades detectadas ou visualizadas, racional ou intuitivamente, das necessidades e das demandas prováveis, atuais e futuras, e necessidades não atendidas definem a ideia do que é empreendedorismo. Mais do que o desenvolvimento individual, ou do seu negócio, os empreendedores através de seus empreendimentos, geram empregos, inovam e incentivam o crescimento da economia.
Para ser empreendedor, é necessário mais do que iniciativa e aceitar o risco. Consciência do ambiente econômico em que se insere, pioneirismo e atitude proativa são fatores que podem fazer toda a diferença para um empreendedor de sucesso. Há quem acredite que “vocação de empreender” é passado de pai para filho, vô para neto e por aí em diante. Muitas histórias de sucesso, outras nem tanto em nossa sociedade podem ser usadas como exemplo que a coragem de empreender, buscar algo novo podem ser transmitidas de geração a geração. Porém, nessas situações é importante se observar a importância de fatores citados anteriormente que não observados podem ser decisivos para o sucesso do novo empreendedor, como a observação, percepção e análise de atividades, tendências do mercado, e o conhecimento do mercado em que se situa. Além da carga de conhecimento específico, daquilo que se “precisa vender”, são os pontos que a meu ver, devem ser buscados para empreender.
Mais do que iniciativa e aceitar o risco. Conhecer o quê, pra quem, e aquilo que vai se vender, quem mais vende, seja melhor ou pior, é fundamental para se