Código genético
1.1: Código genético é a relação entre a seqüência de bases no DNA e a seqüência correspondente deaminoácidos, na proteína. Ele forma os modelos hereditários dos seres HJUvivos. É nele que está toda ainformação que rege a seqüência dos aminoácidos codificada pelo encadeamento de nucleotídeos. Estes são compostos de desoxirribose, fosfato e uma base orgânica, do tipo citosina, adenina,guanina ou timina.
1.2: DNA: Uma vez que estamos falando em ácidos nucléicos, portanto, ácidos encontrados nos núcleos das células, convém saber que o núcleo representa justamente a central de informações de uma célula. É como se fosse uma torre de controle, de onde são distribuídas as informações para que cada célula execute sua tarefa.
FALA 2 - Banco de Dados Genético
2.1: O que é banco de dados?
O Banco de Dados tem como objetivo reunir informações genéticas e não-genéticas sobre crianças, adolescentes e adultos desaparecidos que podem ainda estar vivos e de pessoas que foram mortas e não puderam ser identificadas pelos métodos tradicionais, vítimas dos mais variados tipos de violência.
2.2: No Brasil: Alagoas é pioneiro no Brasil na implantação de um Banco de Dados de Pessoas Desaparecidas. Para a criação do Banco de Dados o Laboratório contou com o apoio e estímulo constante do historiador Geraldo de Majella, além do apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).
FALA 3:
Polícia Forense:
3.1: O que é?
A área de estudo do DNA que envolve crimes, quer pela necessidade de identificar o criminoso ou relacioná-lo com o local do crime é denominada DNA FORENSE, para diferenciar das situações de identificação não criminal, como os casos de paternidade, que são civis, e mesmo a identificação de pessoas que foram mortas e não puderam ser identificadas pelos métodos tradicionais.
Identificar e vincular suspeitos ao crime.
Distinguir crimes isolados de crimes em série.
Inocentar pessoas falsamente acusadas.
Identificar