Intranet e extranet
Uma intranet é um conjunto de serviços Internet (por exemplo um servidor web) internos a uma rede local, isto é, acessíveis unicamente a partir dos postos de uma rede local, ou um conjunto de redes bem definidas, e invisíveis (ou inacessíveis) do exterior. Consiste em utilizar os padrões cliente-servidor da Internet (utilizando os protocolos TCP/IP), como por exemplo a utilização de navegadores Internet (cliente baseado no protocolo HTTP) e dos servidores web (protocolo HTTP), para realizar um sistema de informação interno a uma organização ou a uma empresa.
Système intranet/extranet
Uma intranet assenta geralmente numa arquitectura a três níveis, composta :
de clientes (navegadores Internet, geralmente); de um ou vários servidores de aplicação (middleware): um servidor web que permite interpretar certificados CGI, PHP, ASP ou outro, e traduzi-los em pedidos SQL para interrogar uma base de dados; de um servidor de bases de dados.
Desta maneira, as máquinas clientes gerem o interface gráfico, enquanto os diferentes servidores manipulam os dados. A rede permite veicular os pedidos e as respostas entre clientes e servidores.
architecture 3-tier
Uma intranet possui naturalmente vários clientes (os computadores da rede local) e pode também ser composta de vários servidores. Uma grande empresa pode, por exemplo, possuir um servidor web para cada serviço para fornecer uma intranet composta de um servidor web unificador, que vincula os diferentes servidores geridos por cada serviço.
A utilidade de uma intranet
Uma intranet numa empresa permite facilmente pôr à disposição dos empregados documentos diversos e variados; isso permite ter um acesso centralizado e coerente à memória da empresa, o que se designa de "capitalização de conhecimentos". Desta maneira, é geralmente necessário definir direitos de acesso para os utilizadores da intranet aos documentos presentes nesta, e por conseguinte uma autenticação destes