Código florestal
Data: 29/05/2012
Aspectos relacionados com o tema da Engenharia Ambiental:
A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas com ênfase na sustentabilidade para que as práticas e métodos administrativos reduzam o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos naturais. Envolve desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos.
A aplicação de métodos que visem a manutenção da biodiversidade, o uso de recursos naturais de forma racional, o sistema de reciclagem de resíduos sólidos e o tratamento e reutilização da água, são alguns dos principais objetivos da Gestão Ambiental.
Os indicadores de sustentabilidade podem se tornar elementos constitutivos em um projeto de Código Florestal inserindo em uma política pública, ferramentas objetivas de avaliação. A gestão de áreas de preservação permanente, áreas de uso restrito, o manejo de recursos florestais, medidas de proteção para cursos de água, bem como proteção contra incêndios e desmatamentos, podem ser desenvolvidos de forma compatível com a Gestão do Conhecimento, e seus indicadores de sustentabilidade, expressos publicamente e avaliados com consequente socialização e popularização. A incorporação da variável ambiental e do conceito de desenvolvimento sustentável requer mudanças organizacionais, adaptação ou substituição de processos produtivos a fim de garantir a manutenção e disponibilidade dos recursos utilizados e adequação a normas ambientais e de segurança. A biodiversidade da Terra decresce a cada ano devido ao consumo incontrolável de recursos naturais. O porte das árvores vem diminuindo, assim como a variedade de animais e plantas. Esse empobrecimento da biodiversidade reduz a capacidade da floresta de prestar os serviços ambientais como a preservação das fontes e água e o sequestro de carbono. A perda da massa florestal e a fragmentação dos remanescentes são