código florestal
O Brasil está tentando passar uma imagem no exterior de que a agricultura pode ajudar a salvar os recursos hídricos e a biodiversidade, mas isso não é verdade. Se o novo código florestal for aprovado, várias regiões vão enfrentar um falta de água drástica. Pesquisas mostram que cada 100 hectares de florestas armazenam 10 milhões de litros d’água. Se o Novo Código Florestal permitir que sejam diminuídos, por exemplo, 50% de uma área de preservação, 50% da água também será perdida. A aprovação de mais desmatamento potencializará eventos extremos, tanto enchentes quanto secas. Isso já foi provado cientificamente por várias entidades. Para que possa ter água é preciso ter florestas. Um grande número de pessoas estará condenada à falta d’água.
2.0 PROBLEMA DA PESQUISA
Falta de água, aumento da poluição, deslizamentos e enchentes estão entre os resultados previstos a médio e longo prazo com a entrada em vigor do novo código florestal. A mudança no Código Florestal vai permitir um desmatamento inigualável na historia do Brasil, e a água que sai de nossas torneiras pode ficar ameaçada de desaparecer. Isso porque desmatamentos em nascentes, cursos d’água e reservatórios afetam a disponibilidade da água que é produzida na natureza. A tendência é que o problema cresça exponencialmente se o novo Código Florestal realmente entrar em ação.
3.0 JUSTIFICATIVA
É importante estudar essa problemática, devido o fato de que todos dependem da existência da água, não se pode fechar os olhos para um tema que diz respeito ao Estado. Entre as principais mudanças aprovadas pela Câmara dos Deputados está a permissão para atividades de agricultura e pecuária em Áreas de Preservação Permanente (APP), como encostas, topos de morros e margens de rios. Esses lugares possuem vegetação nativa, na retirada da vegetação nativa dessas áreas, por serem mais sensíveis, sofrem ricos de erosão do solo, enchentes e deslizamentos. Também prejudicará a estabilidade