Código de Ética Profissional do Contador
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL
3º A - CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DILMA BENTO DE MOURA
TRABALHO DE ÉTICA
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR
CASCAVEL- PR
2013
Introdução
A profissão contábil vem evoluindo com o passar dos anos, tornando cada vez mais importante para as empresas. Sendo assim os contabilistas necessitam estar se atualizando sempre e entender suas normas, o código de ética que rege a profissão. O contador deve aplicar os princípios éticos sendo sempre transparente, honesto e verdadeiro nas informações dos relatórios, mostrando sua responsabilidade com a profissão para a sociedade, pois, o código de ética do contabilista diz os deveres e direitos para que sejam cumpridos sendo punível caso não o cumpra dentro da lei. O profissional contábil deve saber identificar com clareza os princípios éticos e morais nos quais o seu trabalho deve estar fundamentado. O comportamento ético-profissional do contador é muito importante para as empresas e para seu sucesso profissional.
Código de Ética Profissional do Contador O código de ética inicou-se em 1950, seus estudos foram se aprofundando e foi efetuado em 1970 com a resolução 290/70 que orienta a classe. Foi alterada em 1996 com a resolução CFC n° 803/96 e passa a ser chamado Código de Ética Profissional do Contador que deve ser seguido pelo profissional da área. Camargo (1999, p. 34) posiciona-se dizendo que “os códigos de ética, a do contabilista seja uma das que exija do profissional, a todo instante, um apelo ao comportamento ético”. Esse código visa estabelecer normas, regras no qual o profissional da contabilidade deve se conduzir no seu trabalho, no exercício da profissão.
Capítulo IV - Dos deveres em relação aos colegas e à classe
Art. 9°- A conduta do Contabilista com relação aos colegas deve ser pautada nos princípios de consideração, respeito, apreço e solidariedade,