CÓDIGO DE ÉTICA PARA O PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
Aluna-autora: Dinalva Souza da Silva Santos
Profª. Tutora Externa: Katia Fernanda Ferreira de Souza Castro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Polo Instituto Graduar – Alagoinhas –BA
14/06/2013
RESUMO
Este artigo tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre a prática profissional do Assistente Social, reconhecendo suas dimensões, contextualizar o Código de Ética desse profissional e sua importância. Em seguida, será apresentada, de forma sucinta, lista dos princípios e valores fundamentais do Código Ético instrumento de trabalho utilizado pelos Assistentes Sociais no exercício da prática profissional, bem como algumas considerações finais. O percurso metodológico se deu a partir da busca de bibliografia necessária para a investigação proposta. . Este é um estudo teórico e não uma pesquisa de campo, tendo em vista que se trata de uma aluna do primeiro ano do Serviço Social, que está iniciando sua reflexão e pesquisa nesta área. O tema proposto origina-se da preocupação com o exercício profissional. Desenvolveu-se a partir das investigações realizadas sobre o exercício profissional fundamentada em bibliografia crítica nos campos temáticos da educação e do Serviço Social.
Palavras-chave: Código de Ética, Serviço Social.
1. INTRODUÇÃO
Quando se fala em ética, a primeira reação que se tem é que ela é sinônimo de moral. Na verdade uma é expressão da outra, porém são duas coisas distintas que estão presentes em todas as dimensões da sociedade. Principalmente nas profissões, que é a ênfase do estudo deste trabalho.
A moral sempre existiu, desde as comunidades primitivas, e a ética surgiu e se desenvolveu no seio filosófico e hoje elas estão presentes em todos os lugares, em todas as sociedades, culturas, etc. Não há uma só pessoa que não tenha ouvido falar em ambas, ou que não diga que age de acordo com a ética ou moral. É preciso, nesse instante tentar