sociologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SERVIÇO SOCIAL I SEMESTRE
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADA DE FORMAÇÃO SOCIAL, ECONOMICA E POLITICA DO BRASIL.
SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR:
TUTOR PRECENCIAL: KATIA SIMAS
TUTOR A DISTÂNCIA: MARIA CLOTILDE BASTOS
DISCENTES:
ESTELA MARIA SOARES DE BRITO - RA 7930654468
BRENDA SAYANE MOURA DA S. VIANA – RA 7981713660
ISANA LIMA DE ALENCAR- RA 7930697159
DAIANA DE SOUZA MATOS – RA7930705735
SENHOR DO BONFIM
2013
PINTOR E HISTORIADOR DEBRET DE FUNDAMENTAL PARA TORNAR O BRASIL MAIS CONHECIDO NA SOCIEDADE MUNDIAL
Jean-Baptiste Debret nasceu teve seu trabalho baseado na retratação de cenas cotidianas sobre a relação entre brancos, negros, indígenas e sua fauna e flora. Detalhou a riqueza dos adereços usados por cada um dos povos e suas regiões, retratou o processo de Independência do Brasil e os primeiros anos de governo de Dom Pedro I . Abaixo podemos ver algumas das suas principais obras e seu significado.
Nesta imagem,Debret retrata a realidade da escravatura e a desvalorização do ser humano. Homens, segregados e submetidos à condição degradante de 'peças’, onde a voz era silenciada com mordaças e as vestes em trapos subjugando-os aos seus senhores.
Nesta foto, Debret retrata as fontes de cultura natural de subsistência da época tais como: o feijão, o coloral, o aipim, o milho, e a beterraba branca como substituta da cana de açúcar, que produzidos em larga escala tornaram-se nossos maiores produtos de exportação.
Nesta imagem ele mostra que naquela época já haviam serras mecânicas, mas, no Brasil os donos das serrarias preferiam usar a força dos escravos. Porque era mais barato do que montar uma serraria mecânica.
Nesta imagem retrata mulheres e meninas da época que passavam a maior parte do seu tempo em casa fazendo trabalhos manuais, enquanto a filha estudava, os pequenos são os filhos das escravas, poucas vezes elas saiam para rua. Saiam apenas