Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
Aldenice dos Santos Silva RA. 1495864954 Caroline Rodrigues Alves RA. 9930027404 Cremilda de Salles Bravo RA. 2484656009 Murilo Henrique Monteiro RA. 2484626971 Tábata Maviane Gomes Pereira RA. 1581974526
Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Sorocaba, como exigência parcial da disciplina
“ História e exercício profissional na enfermagem”, do 1º semestre de Enfermagem, sob a orientação da Profª Jacqueline Covos.
Anhanguera Educacional de Sorocaba/SP
2015
Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
Etapa 2.
Anhanguera Educacional de Sorocaba/SP
Princípios Fundamentais
A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.
1. O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. O profissional de enfermagem participar, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integridade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde. O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões. O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integridade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.