Código de ética do professor
Para isso, siga as orientações a seguir para a elaboração do seu código de ética profissional:
1) Descreva quem é esse profissional que você irá elaborar o código de ética profissional.
2) Apresente no mínimo cinco princípios ou diretrizes gerais referente a profissão que você descreveu no primeiro item desta avaliação.
3) Apresente no mínimo cinco direitos e cinco deveres que estejam relacionados com a profissão que você está elaborando o código de ética profissional.
4) Apresente no mínimo cinco penalidades ou advertências para quem não segue as orientações descritas em seu código de ética.
Código de Ética do Educador
Educar crianças é tarefa exigente, demorada, e requer uma eficiente formação dos educadores. O papel da educação nem sempre é reconhecida, nem mesmo pelos profissionais que atuam na área. São grandes os desafios que o educador enfrenta. Em sua atividade profissional, em inúmeras vezes, se encontra em situações problemá¬ticas em que precisa tomar uma decisão, porém esta decisão sempre envolve o questionamento sobre a moralidade de determinado comportamento, o que cria uma reflexão sobre como agir nestas situações problemáticas. Como fazer quando se percebe que as aulas não tem sido produtivas: tenta inovar, ou o importante é transmitir o conteúdo e o problema de absorver é do aluno? O que fazer quando se está insatisfeito com a remuneração recebida como professor? O que é ser professor? Ensinar exige o reconhecimento de ser con¬dicionado – a frase de Paulo Freire é de pura reflexão (2006, p.53): “gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele”.
Diretrizes Gerais
1. Atuar com lealdade, verdade e transparência;
2. Considerar-se ao