Citologia: principios básicos
Citologia é uma disciplina, ramo da Biologia, cujo objetivo é o estudo das células no que diz respeito as suas características, propriedades, funções, organelas, estruturas, ciclo de vida e interação com o meio ambiente. A Citologia busca o entendimento do funcionamento dos sistemas celulares, como as células são reguladas e o funcionamento de suas estruturas.
Referência: http://www.todabiologia.com/citologia pesquisado dia 25/03 às 16:24hrs
Organismos Procarióticos e Eucariónticos
Apesar da similaridade existente entre as células, que constituem os seres vivos, os organismos mantêm diferenças fundamentais em nível celular, podendo ser classificados em dois grandes grupos: os organismos procarióticos, que são sempre seres unicelulares, e aí se inclui todo tipo de bactéria, inclusive as arquebactérias (bactérias primitivas) e algas azuis; e os organismos eucarióticos que incluem não somente as plantas multicelulares, animais e fungos, mas também protozoários e também alguns organismos unicelulares, como leveduras e algas verdes.
Organela:
O processo de evolução das células eucariontes culminou com a aquisião de membranas internas que levaram ao estabelecimento de compartimentos individualizados, com diferentes composições quimicas e funções específicas, as organelas .
Elas separam e organizam os processos bioquímicos intracelulares, fornecendo estrutura para o desenvolvimento e diferenciação celular. As organelas são constituidas por moléculas complexas com exceção do DNA relativamente estável, estão em constante renovação. Para manutenção da estrutura célular, é importante que existam mecanismo de sintese contínua de novas moléculas.
Ciclo de Divisão Celular ou Ciclo Celular :
No caso das células eucariontes, o processo básico de genese de novas células obedece a um padrão ciclico que começa com o crescimento celular, determinado por um aumento cogitativo coordenado por milhares de tipo diferentes de moléculas que a célula possui,