Adm de recurso materiais e patrimoniais
Profº Ms. Gerson de Araujo
1
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Definição:
Metodologia desenvolvida para alinhar todas as atividades logísticas e de produção de forma racional e sincronizada, integrando os membros da cadeia, minimizando a verticalização, com a dedicação de cada empresa a seu negócio principal (core business)
Profº Ms. Gerson de Araujo
2
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Objetivo:
Oferecer o valor adequado ao cliente e o máximo retorno sobre o ativo, reduzindo custos, minimizando os ciclos de produção e transportes e maximizando o valor do produto final, quebrando paradigmas entre empresas e departamentos.
Profº Ms. Gerson de Araujo
3
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Implicações: ● Drástica redução de estoques; ● Desativação de armazéns; ● Mudança na organização do trabalho no chão de fábrica; ● Unificação de atividades de apoio; ● Melhor nível de atendimento ao cliente.
Profº Ms. Gerson de Araujo
4
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Modelo Supply Chain na Organização: A cooperação entre os “membros” da cadeia de valores reduzirá os riscos individuais e poderá potencialmente melhorar a eficiência do processo logístico eliminando perdas e esforços desnecessários. A aplicação desta metodologia resulta numa consequência imediata para a competitividade da Empresa , ou seja, a competição não se restringirá Apenas às empresas, mas também entre os sistemas de valor.
Profº Ms. Gerson de Araujo 5
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Modelo Supply Chain na Organização: Para emprego desta metodologia, algumas práticas devem ser adotadas:
.Parcerias com Fornecedores; .Avaliação dos Fornecedores e Clientes; .Sincronização da Produção; .Redução de estoques em toda a Cadeia; . Revisão do Processo Produtivo; . Revisão do sistema de Distribuição; . Melhoria do sistema de Informação; . Aprimoramento das previsões de vendas; . Análise do Comportamento do Mercado, etc...
Profº Ms. Gerson de Araujo 6