Código de Ética do Arquiteto
ARQUITETURA E URBANISMO
KAIO VINICIUS DOS SANTOS BRAGA
O CÓDIGO DE ÉTICA DO ARQUITETO E URBANISTA
RIO BRANCO, AC
2013
KAIO VINICIUS DOS SANTOS BRAGA
O CÓDIGO DE ÉTICA DO ARQUITETO E URBANISTA
Trabalho apresentado à disciplina de Introdução ao Exercício Profissional, ministrada pela Prof. Nésia Maria Moreno como parte da N1
RIO BRANCO, AC
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema o Código de Ética do Arquiteto e Urbanista. Há o intuito de levantar uma breve síntese sobre a necessidade de existir e ser praticado o código de ética do profissional de arquitetura e urbanismo.
O CÓDIGO DE ÉTICA DO ARQUITETO E URBANISTA
Em pleno século XXI, vive-se a época da informação, o conhecimento é alastrado por milhares de quilômetros em questão de segundos. A modernidade tecnológica é realidade absoluta na aldeia global. Os profissionais apresentam mais facilidades para praticarem suas atividades profissionais. Os arquitetos urbanistas, antes desenhistas autênticos, passarem à usar AUTO CAD como ferramenta imperativa dos projetos atuais.
Mas com tanta modernidade, a sociedade é levada a questionar quais os limites éticos das profissões. Na área da Arquitetura e Urbanismo não é diferente. A arquitetura como profissão importante e imponente socialmente, apresenta características cruciais para a construção da sociedade.É destacável que há a necessidade de estabelecer os limites éticos da profissão, atribuições, direitos e deveres morais.
No passado, utilizada fortemente pelas civilizações egípcias, grega e outras, com fins religiosos, atualmente, a arquitetura tem como intuito planejar e elaborar uma sociedade voltada para o desenvolvimento sustentável e a função social. É de extrema necessidade haver um código de ética profissional para esta área.
Há