Código de Ética de jornalismo de outros países
Código de ética dos jornalistas da Espanha:
Código de Ética
Preâmbulo. No contexto das liberdades civis consagrados na Constituição, que são a referência necessária para uma sociedade plenamente democrática, a prática profissional do jornalismo é um grande compromisso social para se tornar uma realidade para todos os cidadãos o livre desenvolvimento e eficaz direitos fundamentais à liberdade de informação e expressão de idéias.
Como o assunto e instrumento de liberdade de expressão, jornalistas reconhecer e garantir que a sua prática é o canal para a expressão de uma opinião pública livre dentro do pluralismo de um Estado democrático e social de direito.
Mas os jornalistas também considerar a sua prática no uso e gozo de seus direitos constitucionais à liberdade de expressão eo direito à informação, está sujeita a limites que impedem a violação de outros direitos fundamentais.
Portanto, quando se toma esses compromissos e, como verdadeira garantia oferecida a sociedade espanhola, que serve a profissão de jornalista compreende que corresponde manter, coletiva e individualmente, uma conduta irrepreensível no que se refere à ética ea ética da informação.
Neste sentido, os jornalistas pertencem à Federação de Associações de Jornalistas de Espanha, estão empenhados em manter a sociedade no exercício de sua profissão princípios éticos e deontológicos da sua própria.
Em virtude de a Assembleia Geral da Federação de Associações de Jornalistas de Espanha promulgou os seguintes princípios e as normas éticas do jornalismo:
Eu
PRINCÍPIOS GERAIS
1. O ato Jornalista, mantendo os princípios de profissionalismo e ética contidas neste Código de Ética, que irá expressar condição de aceitação para a adesão ao Registro de Jornalistas Profissionais e Imprensa