Código de etica
Título: Código de Conduta
Livro: Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas – FGV
Paginas: 65 à 71
Resumo:
Código de Conduta Ética é instrumento orientador que delimita os campos e as formas de atuação de colaboradores e parceiros das Organizações. Prima pela conduta correta e repreende ações ilícitas e danosas nos relacionamentos. Busca aderência às leis do trabalho, à sociedade e ao ecossistema, padroniza e formaliza atos de conduta em toda a cadeia de relacionamento evitando o juízo subjetivo que deturpa, impede ou restringe a aplicação de princípios e valores.
Requer fiscalização de cumprimento para atender ao alto padrão ético na prestação do serviço à sociedade e a criação e atuação do Conselho de Ética para julgar e punir os atos que colidirem com as normas, respeitado o direito da ampla defesa.
Sob os auspícios dos padrões éticos universais (veracidade, integridade, equidade e igualdade), originou-se o código internacional de ética constituído por 13 princípios que buscam harmonizar o mundo dos negócios com as boas práticas de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, a comunidade, a observância dos direitos humanos individuais e coletivos, relações com clientes, colaboradores, bem como governo e concorrência.
À luz desses princípios as empresas desenvolvem um clima moral de transparência, confiança e respeito mútuo que gera um círculo virtuoso de satisfação entre colaboradores, clientes e acionistas, que auxilia no fortalecimento do desempenho.
O controle moral interno nas empresas preconiza o que deve ser cultivado pelos colaboradores e pelos quais devem se orientar ao passo que o externo se traduz em códigos e regulamentos administrativos que regem a conduta dos servidores públicos e empregados da iniciativa privada.
Na sua amplitude o controle moral visa combater a malversação de fundos públicos e privados, tráfico de influência, prejuízo da coletividade em favor do interesse