Cíumes, paranóia e homossexualismo
O ciúme, como o luto, pode ser designado como normal
Quando parece estar ausente em alguém significa que sofreu uma forte repressão e por isso tem um papel maior na vida psíquica inconsciente
O ciúme tem três estágios que são 1) competitivo ou normal, 2) projetado, 3) delirante
O ciúme NORMAL: é constituído essencialmente do luto, da dor o objeto que se pensa que está perdido e da injúria narcísica.
É constituído de sentimento hostis pelo rival favorecido e de um grau menor ou maior de autocrítica que responsabiliza o Eu pela perda amorosa.
Apesar de ser chamado de normal ele não é inteiramente racional, pois não é governado pelo Eu consciente. Está enraizado no inconsciente dando continuidade aos primeiros impulsos afetivos infantis e vem do complexo de Édipo ou do complexo de irmãos do primeiro período sexual.
Esse ciúme pode ser vivido de forma bissexual, ou seja, além da dor pela mulher amada e do ódio pelo rival, o homem pode sentir uma dor pelo homem inconscientemente amado e pela mulher rival.
O ciúme PROJETADO:
Tanto no homem quanto na mulher é derivado da própria infidelidade ou de impulsos de infidelidade que sofreram repressão.
A fidelidade no casamento é submetida a diversas tentações, quem não aceita se submeter a estas tentações sente uma pressão tão forte que necessita usar os mecanismos inconscientes para se aliviar
O individuo projeta a sua tentação a ser infiel para o seu parceiro, como se ele fosse o infiel da relação e assim este individuo pode ter a reflexão de que o seu parceiro não é muito melhor que elaOs costumes sociais concedem alguma margem a vontade de agradar da mulher casada e a vontade do marido a conquistar e assim eles podem se aliviar dessa tentação e o desejo provocado por um novo objeto encontrará satisfação no mesmo objeto que se deve fidelidade.
Tem caráter quase delirante
Tbm provem de reprimidas inclinação á