Césio 137
Nomes
2º A Téc. Radiologia (mm)
São Paulo / SP
Dezembro de 2014
Introdução
O césio 137 foi um dos piores acidentes radioativos que causou centenas de vítimas e deixou varias pessoas com sequelas. Tudo isso ocorreu por irresponsabilidade e falta de informações de algumas pessoas.
Até hoje a cidade ainda sofre com o preconceito pelo motivo do acidente,pois algumas pessoas não podia nem sair do Estado de Goiás para ir para outro Estado que sofria esse preconceito,por acharem que a radiação ia ser transmitida.As principais Vítimas morreram de infecções generalizadas e hemorragia.Os principais efeitos do césio 137 era vômitos,náuseas e dores de cabeça.
Várias pessoas tiveram contato com o pó,mais as duas primeiras vítimas Leide e Maria Gabriela foram as que tiveram muito mais contato com o tal pó.
Após 27 anos do acidente,a avó da Leide chora pela morte da menina,pois ela também perdeu seus dois filhos e sua nora.
Várias famílias ainda estão traumatizadas pelo acidente e por ter perdido seus familiares.
Césio 137
O césio 137 aconteceu No dia 13 de setembro de 1987 e foi um dos acidentes radiológicos mais graves,com escala 5 que vai de 0-7,perdendo apenas para o acidente de Fukushima (escala 6) e Chernobyl (escala 7).
O acidente só aconteceu devido a irresponsabilidade de pessoas que trabalhavam no hospital “Instituto Goiano de Radioterapia” (IGR) e a falta de informação dos catadores. O césio estava dentro de um aparelho de radiodiagnóstico em que o hospital estava desativado.
O césio foi encontrado por dois catadores de lixo,que resolveram invadir o hospital.Então levaram a cápsula para casa de um deles. O interesse desses catadores era o lucro que ganhariam vendendo o chumbo. Levaram árias peças em um carrinho de mão para o ferro velho de Devair Ferreira. Quando anoiteceu Devair se encantou com o brilho que o césio emitia,que era de coloração azul e resolveu mostrar para sua