atividade final
Agora que você concluiu o estudo proposto nesta sala ambiente, faça um texto crítico analítico sobre os princípios e mecanismos da gestão democrática e suas implicações nas ações e decisões, tanto no âmbito das unidades escolares quanto na organização dos sistemas de ensino.
Pelo que foi estudado nessa sala ambiente a Escola de Gestores veem nos mostrando que a gestão democrática deve ser um processo político, onde todos os membros da Escola devem discutir, deliberar, planejar, solucionar problemas e, encaminhar, acompanhar, controlar e avaliar as ações voltadas ao desenvolvimento da escola. Esse processo deve ser sustentado no diálogo e na alteridade, tendo como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito a normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola.
Ser gestor é garantir o cumprimento da função educativa, não é fácil mais e juntamos todos os seguimentos e abraçar a causa: ora a escola estendendo sua função pedagógica para fora, ora a comunidade influenciando os destinos da escola, aí estaremos efetivando a gestão democrática, e quando isso acontecer todos vão perceber o real papel da escola.
Reflexão
O texto O DIREITO À EDUCAÇÃO: um campo de atuação do gestor educacional na escola de Carlos Roberto Jamil Cury trata de questões que instigam nossas reflexões mais profundas em se tratando do ensino público e da relação deste com a gestão democrática. Afinal até onde conquistamos o direito à educação? E os deveres para com a mesma? Nossa atuação é condizente com o que reza a Lei? As Leis que sustentam o ideal de educação realmente garantem acesso, permanência e qualidade? São tantos os questionamentos!
O direito à educação está garantido na Constituição Federal de 88 (artigo 205), há um percentual de impostos destinados à educação, há o controle via Censo