cérebro e memória
CURSO DE PSICIOLOGIA
JOSINEY CARDOSO SOARES
RESUMO
PORTO VELHO/RO
2014
JOSINEY CARDOSO SOARES
RESUMO
Trabalho elaborado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Processos Psicológicos. das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA.
Professora: Maria do Socorro
PORTO VELHO/RO
CONCEITO, FORMAÇÃO E MEDIDA DA PERSONALIDADE
A palavra Personalidade se origina do latino “persona”, nome dado á máscara que os atores do teatro antigo usavam para representar seus papéis. Bastante relacionado ao sentido popular porque se refere á aparência externa, á impressão que cada um causa nos outros.
O psicólogo Gordon Allport, da Universidade de Harvard, Listou, em 1937, cinquenta definições diferentes da palavra e outros que posteriormente foram feitos, percebe-se princípios subjetivo às várias tentativas de conceituar personalidade. Estes princípios são:
Princípios da globalização: Os vários traços e características, os vários sistemas, cognitivos, afetivos e de comportamento, elementos inatos, adquiridos, orgânicos é tudo o que somos.
Princípio social: As características de personalidade se desenvolvem e se manifestam em situações sociais. Características adquiridos em resultados das interações sociais, que promovem o ajustamento do individuo ao meio social.
Principio da dinamicidade: personalidade é um conceito essencialmente dinâmico, ela é o que organiza, integra e harmoniza todos as formas de comportamentos e características do individuo, há um grau de comportamento, a personalidade é sempre capaz de receber novas influências, adaptar-se a novas circunstâncias.
Principio da individualidade: A personalidade marca e distingue um ser do outro, há sempre