Amnésia
Memória:
• Memória de curto prazo: refere-se a memórias que duram de alguns segundos a alguns minutos.
• Memória de longo prazo intermediária: refere-se a memórias que podem durar dias ou mesmo semanas, mas que acabam se perdendo para sempre (a menos que sejam transferidas para a memória de longo prazo).
• Memória de longo prazo: refere-se a memórias que podem ser recordadas por muitos anos (talvez por toda a vida).
A formação e o armazenamento de memórias é um processo complexo que envolve diversas regiões do cérebro, incluindo os lobos frontais,temporais e parietais. Uma lesão ou doença nessas áreas pode resultar em graus variados de perda de memória.
O que é?
O Dicionário Médico Stedman define a amnésia como "distúrbio na memória de informações armazenadas na memória de longo prazo, que se opõe à memória de curto prazo, manifestado pela incapacidade total ou parcial de lembrar experiências passadas". A amnésia é um quadro em que o paciente não consegue recordar memórias armazenadas, é a perda de memória, parcial ou completa. É, geralmente, temporária e pode ser devida a:
• sintomas de diversas doenças neurodegenerativas (aquelas em que o sistema nervoso se deteriora progressiva e irreversivelmente), • resultado de danos a partes do cérebro vitais para o armazenamento da memória.
Existem causas orgânicas e psicológicas para a amnésia.
Algumas causas orgânicas incluem: