Base neuropsicológica
O estudo das bases neuropsicológicas da memória e da aprendizagem é um dos mais interessantes temas atualmente analisados no campo da neuropsicológica. Adquirir novos conhecimentos e posteriormente transformá-los sem perdê-los é o grande interesse dos pesquisadores.
Aa bases neuropsicológicas da memória e da aprendizagem no sistema nervoso
O estudo dos processos de memória e sua correlação com a aprendizagem vêm sendo renovados por numerosos avanços científicos e seu dinamismo se traduz por suas grandes implicações em áreas como a saúde e a educação e também graças às pesquisas experimentais, em particular as provenientes da neuropsicológica.
É fundamental conhecermos os processos da memória e sua correlação com a aprendizagem e isso deve ser iniciado a partir do reconhecimento das principais estruturas cerebrais que envolvem essas atividades, pois, como afirmam muitos pesquisadores, as bases neurais da memória e da aprendizagem têm muita familiaridade com o sistema nervoso e, portanto, precisamos conhecê-lo para entendermos melhor os mecanismos que formam os processos de memória e aprendizagem, como nos informa Anderson (2005).
Neste sentido, devemos iniciar o nosso trabalho de reconhecimento das bases neuropsicológicas da memória e da aprendizagem, identificando que o sistema nervoso dos organismos superiores engloba um sistema nervoso central, que é formado pela medula espinhal e o encéfalo, e um sistema nervoso periférico, que consiste em nervos sensoriais que levam as informações dos receptores para os nervos motores e que, por sua vez, enviam comandos para os músculos.
É no cérebro que ocorrem todos os fenômenos do processo de memória, que é indispensável à aprendizagem. O cérebro é uma entidade localizada dentro do crânio e pode ser visualizado, tocado e manipulado. Ele é composto por substâncias químicas, enzimas e hormônios que