Células Tronco
RESUMO
Nos dias atuais,uma surpreendente soma de recursos materiais e humanos é destinada ao estudo das células tronco e do seu potencial na regeneração de tecidos ou de órgãos irremediavelmente lesados por doenças ou congenitamente malformados. O potencial das células-tronco no tratamento de doenças incuráveis pelos métodos atualmente disponíveis na medicina e na cirurgia, apenas começa a ser conhecido. O mundo científico se volta para os resultados das pesquisas, na esperança de encontrar soluções para os problemas mais intrincados que determinadas doenças representam. Como habitualmente ocorre com as novidades que emergem dos laboratórios científicos, a manipulação das células-tronco estimula uma série de discussões que, invariavelmente, incluem considerações de ordem econômica, ética, moral, religiosa e legal. Vamos analisar alguns aspectos relativos às células-tronco e seu emprego ou seu potencial de utilização no tratamento de determinadas doenças.
Palavras-Chave: Células-tronco. Embrionárias. Doenças.
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa esclarecer dúvidas sobre estudos com células-tronco apontando também os prós e os contras destes estudos. Será apresentado como andam os estudos das células-tronco no Brasil e a importância destes estudos na luta contra doenças que ainda não foi descoberta a cura ou doenças que são muito difíceis de serem tratadas e curadas como o câncer e várias outras doenças degenerativas.
DESENVOLVIMENTO
O que são Células - tronco?
As células-tronco são também conhecidas como células mãe ou células estaminais. Essas células têm a capacidade de se dividir com muito mais facilidade do que outras células e essas divisões dão origem a células que são parecidas com as células progenitoras. Existem dois tipos de células-tronco:
Embrionárias
São retiradas dos embriões e podem ser encontradas na placenta, no cordão umbilical e até no líquido amniótico e são derivadas dos blastócitos.
Adultas