células tronco
Objetivo desta pesquisa é visar minuciosamente a história, conceitos e éticas em relação as células tronco que vem nos trazendo resultados bastante satisfatórios, embora não seja utilizado pelos países do mundo até por questões financeiras. Cientistas trazem novas experiências, e dizem a respeito sobre essas possibilidades de células tronco para satisfazer as necessidades de doentes que precisam destas para sua sobrevivência.
1.1 O que são células tronco? São células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento de organismos que dão origem a outros tipos de células. Dentre elas estão: *1. Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias, * 2. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião, *3. Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens, *4. Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem e *5. Unipotentes - produzem somente um único tipo celular maduro.
As células embrionárias são consideradas pluripotentes porque uma célula pode contribuir para formação de todas as células e tecidos no organismo.
1.2 Quais suas funções?
Uma das principais funções é: produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são freqüentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos. Infelizmente, o número de pessoas doadoras não supri a quantidade de necessitados. Porém as células pluripotentes oferecem a possibilidade de reposição de células e tecidos para tratar um grande número de doenças incluindo o Mal de Parkinson, Alzheimer, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, doenças do coração, diabetes entre outros.
1.3 Onde podemos encontrar essas células troncas?
As células-tronco podem ser encontradas em embriões recém-fecundados (blastocistos), eles são criados por fertilização in vitro - aqueles que não serão utilizados no tratamento de infertilidade ( na qual chamados de embriões