Célula Vegetal
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – CCBS
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – BACHARELADO
COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA CELULAR
Célula Vegetal
RELATÓRIO AULA PRÁTICA
CAMPINA GRANDE
Novembro, 2012
INTRODUÇÃO
A célula vegetal difere da célula animal, pois possui algumas peculiaridades como a parede celular, vacúolos e os cloroplastos. A parede celular dos vegetais é também chamada de membrana celulósica, pois a estrutura dela é revestida de celulose. Com toda a sua resistência, a parede celular oferece a célula uma proteção e conservação.Possui flexibilidade e permeabilidade, permitindo que os materiais das células possam entrar e sair livremente. Os vacúolos preenchem um grande espaço do centro da célula vegetal. Sua função é o armazenamento de substâncias, como glicose, vitaminas, sais, proteínas, hormônios, etc., além de controlar a pressão da célula realizada através da osmose. Os cloroplastos são organelas presentes nas plantas e em outros organismos fotossintetizantes, como as algas em geral. Este possui um pigmento verde chamado clorofila, que é responsável pela fotossíntese. Os estômatos são pequenas estruturas, presentes na parte inferior das folhas, que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente.
Três fatores ambientais influenciam a abertura dos estômatos: luz; CO2; e teor hídrico. Além da presença do potássio, que contribui para o aumento de turgor destas células. Nesse experimento, iremos entender melhor o funcionamento desta célula e principalmente como os estômatos se abrem e fecham para melhor se adaptarem ao meio externo.
OBJETIVOS
Nossa aula prática teve como objetivo analisar de forma real as células vegetais presentes nas plantas, analisar as mudanças que ocorrem nos estômatos ao variar o ambiente em que ele se encontra, descobrir o porquê