Psicanalise
Os mecanismos de defesa tem a função de alertar o “ego” ou o “eu” em eventuais situações de perigo, inibindo os desejos que vão ao encontro dessas situações. Essas defesas são de fundamental importância no desenvolvimento psíquico do indivíduo, são os mecanismos psicológicos utilizados para diminuir a angústia originada por conflitos interiores do “ego” e “id”.
Os mecanismos de defesa que acreditamos que sejam usados no processo de ensino e aprendizagem são:
Formação Reativa- Esse mecanismo expressa sentimentos opostos ao sentimento que produz ansiedade. Na formação reativa a conduta expressa o conflito entre o senso moral e um comportamento inaceitável. No âmbito escolar, um aluno pode abandonar atitudes inversas.
Exemplo: Na sala de aula, que estudei no ensino médio, tínhamos um colega que passava as aulas brincando jogando papel, tirando a atenção dos colegas de sala. O professor certo dia se irritou, retirou-o da sala e o aluno só retornou após três dias com a presença dos pais. Desde então, seu comportamento melhorou e a sala que antes era um caos se tornou um ambiente melhor de estudar.
Projeção- Esse mecanismo consiste em atribuir inconscientemente ao outro de forma mais geral, em perceber no mundo exterior suas próprias pulsões e conflitos exteriores. Um professor crítico ácido da incompetência dos alunos, pode inconscientemente esconder o medo de sua própria incompetência.
Exemplo; Em uma sala de aula, os alunos não são muitos responsáveis, não assimilam bem os conteúdos e o professor os critica, mas por trás daquele senhor autoritário rígido, esconde seu medo que é de sua própria incompetência, de não ter dada além do que deveria para ajudar os alunos a se destacarem nos estudos.
Regressão: Consiste em retornar a um estágio interior de desenvolvimento, ocorre em condições relativas e raramente acontecem de forma completa. Significa que ambas surgem em determinadas situações e desaparecem com a