Célula - Membrana Plasmática - Bicamada Lipidica
Bicamada Lipídica
Todo o conteúdo de uma célula é mantido separado do ambiente por uma membrana.
Com a função de proteger a célula de componentes químicos do ambiente externo e manter a coesão entre os componentes internos, a membrana plasmática é uma capa formada por duas camadas de lipídios e entremeada por elementos variados, funcionando como uma parede flexível de permeabilidade seletiva.
Os principais componentes da membrana celular são:
-Fosfolipídios;
-Proteínas;
-Açúcares.
Esses elementos se organizam de forma complexa, em um modelo conhecido como mosaico fluido, que separa o meio intracelular do meio extracelular, ambos ricos em água.Os fosfolipídios possuem pólos que reagem com a água de forma diferente. Assumindo a conformação de dupla camada, os pólos hidrofílicos (Fosfato) protegem os pólos hidrofóbicos (Ácidos Graxos / Lipídeos) . Quando esse plano duplo se fecha, formando uma capa esférica sem interrupções, temos uma vesícula. A vesícula permite a passagem de moléculas de água, mas impede a passagem de moléculas grandes e solúveis em água. Para permitir a passagem destas moléculas, essenciais à manutenção da vida, proteínas presentes na membrana funcionam como válvulas que selecionam e transportam, através da membrana, as moléculas especificadas. Por isso diz-se que a membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva, pois a membrana consegue selecionar quais elementos podem entrar ou sair.
A membrana plasmática dos animais é coberta com polímeros filamentosos de carboidratos, chamados Glicocálix, cujas principais funções são:
- Comunicação celular: permitem que as células se reconheçam, pois células diferentes apresentam glicocálix composto por açúcares diferentes;
- Proteção: formam uma malha, como uma cerca, que dificulta a aproximação de elementos físicos e químicos do meio externo;
- Estrutura: essa mesma malha entrelaçada aumenta a resistência da membrana celular.
Células animais possuem ainda