Trabalhos
Aula 3 – Membrana Plasmática
Prof.: Luecya Carvalho
Membrana Celular
A principal função da membrana celular é manter, de forma seletiva, moléculas tão diversas como proteínas e pequenos solutos, no interior da célula. Assim, a membrana funciona de forma eficiente para regular seletivamente sua permeabilidade. A composição da membrana celular tem sido estudada de forma intensa, a partir do uso de diversas técnicas físicas e químicas, discutiremos a seguir a evolução dos principais modelos da membrana celular.
CHE
Membrana Celular
No livro clássico de Oparin, A Origem da Vida, esse propôs que para qualquer forma de vida, das mais simples que sejam, fazse necessária uma barreira física, que separe a parte viva do meio que a cerca. Esse trabalho destaca a necessidade de uma membrana para isolar, até mesmo as formas de vida mais simples, do meio exterior.
Determina a composição diferencial entre o citosol e o meio extracelular; Barreira Seletiva; Recepção de sinais (proteínas com função sensorial); Importação e exportação de substâncias; Mobilidade Celular.
SEPARAR
INTEGRAR
Algumas funções da membrana plasmática
MEMBRANA PLASMÁTICA Composição química
LIPÍDIOS, PROTEÍNAS E AÇÚCARES
Modelos de Membrana Celular
Modelo de mosaico fluido. Experimentos mais detalhados mostraram deficiências nos diversos modelos de membrana celular. Singer e Nicolson (1972) propuseram um modelo de membrana constituído de uma bicamada lipídica, onde encontram-se inseridas proteínas. Há dois tipos de proteínas inseridas na membrana, uma que atravessa toda a membrana, chamada proteína intrínseca, ou transmembrana. O segundo tipo de proteína localiza-se sobre a membrana, sendo encontrada tanto no exterior como voltada para o citoplasma. Esse segundo tipo de proteína é chamado extrínseca.
Proteínas extrínsecas
Proteína intrínseca, ou transmembrana
Referência: Singer, S. J. & Nicolson, G. L. (1972)