Cândido Sales
Cândido Sales é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 era de 27.918 habitantes. Dado em alto sua população pode chegar aos 30.240 habitantes.
História
O território de Cândido Sales que integrava o município de Vitória da Conquista, teve a sua origem na metade do século XIX, com o povoamento por fazendeiros que ali se estabeleceram, formando o povoado Porto de Santa Cruz. Em 1943, com a transferência da sede distrital para o povoado o nome foi alterado para Quaraçu e 1954 transferiu-se a sede do distrito para o povoado de Nova Conquista. Atualmente Cândido Sales tem na zona rural um município chamado de Quaraçu que quer se emancipar.
O município se emancipou em 5 de julho de 1962, desligando-se do município de Vitória da Conquista. No início do povoado, o local chamava-se "Nova Conquista" e teve o seu desenvolvimento acelerado com a construção da Rodovia Federal RIO-BAHIA, sobretudo com a construção da ponte sobre o Rio Pardo, que margeia o município. O nome "Cândido Sales" é uma homenagem a um antigo proprietário de terras da região onde se formou a localidade.
O município é banhado pelo Rio Pardo e cortada pela rodovia BR-116.
Em 2008 segundo dados do IBGE a população de Cândido Sales foi estimada em aproximadamente 26.328 habitantes.
Dados Atuais
O prefeito do município é Hélio Fortunato, eleito em 2012 com 8.828 votos, um percentual de 58,90% dos votos válidos. Nessa eleição, o candidato do PSB, enfrentou nas urnas a candidata Lora Pontes (DEM) que substituiu o seu irmão Eduardo Pontes, até então candidato pelo PP.
A Secretaria de Educação é tida como a pasta principal deste município, que apesar da deficiência na área educacional em todo o país, destaca-se nas avaliações feitas pelo MEC.
Grande produtor de mandioca, o município ocupa atualmente o 2º lugar no ranking de municípios produtores de mandioca do Brasil. É também grande produtor de carvão, que abastece principalmente a região Sudeste do