Relatório do Rio Pardo
SUMÁRIO 1
1.INTRODUÇÃO 2
2.OBJETIVO 3
3.METODOLOGIA 4
4.CONCLUSÃO 8
5.REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
Bacia hidrográfica é a área da superfície terrestre na qual as águas superficiais de um rio e seus afluentes convergem para um rio principal, pela força da gravidade.
A bacia do rio Pardo possui área de drenagem de 32.050 km2, abrangendo 26 municípios nos estados de Minas Gerais e Bahia. A porção mineira do vale é mais rural, enquanto a baiana é mais urbana.
O rio Pardo nasce na Serra Geral, no município de Montezuma em uma cota altimétrica de aproximadamente 1.378 metros. Apresenta desenvolvimento longitudinal de 220 km até Cândido Sales, sendo que nos primeiros 72 km até a cidade de Rio Pardo de Minas ele possui uma orientação predominante na direção N-S. A partir daí, seu curso toma o sentido leste e sua bacia torna-se divisa pelo lado esquerdo entre os Estados de Minas Gerais e Bahia. Seus principais tributários, até Cândido Sales são: pela margem direita, o rio Ribeirão, o rib. Maravilha, e o rio Moquém e, pela margem esquerda os rios Pardinho, Itaperaba e Mosquito.
2. OBJETIVO
O objetivo da pesquisa é apresentar característica características e informações sobre a bacia hidrológica do Rio Pardo.
3. METODOLOGIA
A bacia hidrográfica do Rio Pardo está localizada nas regiões Sudeste e Nordeste, na região hidrográfica mineira do Atlântico Leste, na mesorregião Norte de Minas e do Sul Baiano. Confronta ao sul com a Bacia do Rio Jequitinhonha, ao norte com a Bacia do Rio de Contas e do Rio Colônia, a oeste com a Bacia do Rio São Francisco e ao leste com o Oceano Atlântico.
Localização: Estados da Bahia e Minas Gerais.
Nascente: Município de Rio Pardo de Minas (MG).
Foz: Município de canavieiras (BA)
Rio Pardo e principal afluente Pardo é um rio federal que percorre uma extensão de 565 km, sendo 220 km no território mineiro, da nascente, no