Relatório Rio Pardo
Estrela, 27 de abril de 2013.
Guia:Flavio Gustavo Wunderlich
No dia 27 de abril, às 14:00hrs, a turma foi fazer um City Tour pela cidade de Rio Pardo para conhecer os seus principais pontos turísticos e históricos. Acompanhados pelo guia Flavio Gustavo Wunderlich, fizemos um belo passeio de micro-ônibus pela cidade e conhecemos e conhecemos a sua história.
Rio Pardo te a sua economia basicamente baseada na agricultura e pecuária e conta com um distrito industrial com algumas grandes empresesas, como a Superpan que conta com cerca de 700 colaboradores e mais de 100 variedades, entre pães, bolos, folhados e salgados, todos entregues congelados.
A cidade é banhada pelos rios Jacuí e Rio Pardo, aonde conhecemos a praia do ingazeiro (árvore símbolo do município) aonde acontece o Natal Iluminado, com a chegada do Papai Noel de barco, a festa do peixe e outros pequenos eventos. As marinas guardam mais de 200 lanchas que são usadas no verão.
Seguimos para o Forte Jesus Maria José: Fortaleza onde nasceu a história de Rio Pardo e grande parte do Rio Grande do Sul. O Rio Grande do Sul pertence ao Brasil por causa de Rio Pardo. Essa afirmação é baseada na importância que teve a Fortaleza Jesus Maria José no domínio português contra o avanço dos espanhóis. A construção da fortaleza começou em 1753. Ali estabeleceu-se o regimento dos Dragões que ficou famoso por resistir bravamente a todas as investidas por parte dos índios e espanhóis, não permitindo que a fortaleza fosse tomada. Estes feitos deram a cidade o título de Tranqueira Invicta significando que a terra não foi perdida para os espanhois.
Cruz do Barro Vermelho: 30 de abril de 1838 combate entre os Imperiais e os Gaúchos fazendeiros, o mais sangrento combate da Revolução Farroupilha, Os Farrapos atacaram, e ao final da batalha dominaram Rio Pardo. O hino riograndense nasceu após isso, com o sequestro do maestro da banda