antologia poetica, vinicius de moraes
ANTOLOGIA POÉTICA
VINICIUS DE MORAES (1903-1980)
CONCEITUAÇÃO DE POESIA
Forma e conteúdo: em poesia associa-se forma a conteúdo: se a diagramação do texto é descontínua, isto é, se ele vem escrito em versos e não em parágrafos, então chamamo-lo de poema.
Poema é todo texto escrito, geralmente em versos metrificados (até o início do Modernismo, principalmente) e com um ritmo muito mais perceptível e evidente do que o da linguagem de prosa (organizada em parágrafos).
Poesia é um conceito difícil; não há consenso (nem mesmo entre escritores e críticos literários) sobre como defini-la. O que se pode fazer é conceituá-la, no máximo.
A palavra poesia vem do grego, “poiéin”, que significa "criação". A poesia pode ser conceituada então como obra de arte criada com palavras.
A linguagem do texto poético é mais "concentrada", isto é, ela é utilizada de maneira criativa, explorando o significado conotativo das palavras (“linguagem carregada ao máximo de sentido” – Ezra Pound). Dica: estude as figuras de linguagem!
A poesia não trata do mundo de maneira direta, objetiva; sua linguagem é conotativa, figurada, simbólica. Ela “recria um mundo novo" de sons, imagens e sentidos. Ler poesia é decifrar esse mundo ("o poético não deve ser compreendido, mas percebido" - Mário Faustino).
Ao interpretar um texto poético não se deve lê-lo como "um texto qualquer", uma notícia de jornal, por exemplo, em que a linguagem é predominantemente denotativa.
A poesia assume a forma de um poema, na maioria das vezes. Mas às vezes o texto é em forma de poema, mas nele não há poesia porque sua intenção não é poética. Por exemplo um texto em forma de poesia para vender um produto, cuja linguagem poética é utilizada com intenção conativa. É possível também aplicar a linguagem da poesia em textos dispostos em forma de prosa (poesia em prosa).
PLANOS DE ANÁLISE POÉTICA
Plano