logistica reversa
VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
SETEMBRO DE 2014
GLAUBER DE OLIVIERA LIMA
ANÁLISE DE LOGISTICA REVERSA EM EMPRESA DE EMPACOTAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE CARVÃO VEGETAL NO MUNICIPIO DE CÂNDIDO SALES - BA.
Trabalho apresentado, como forma avaliativa, para conclusão da disciplina Gestão de Resíduos Sólidos e de Emissões Atmosféricas, pelo programa de pós graduação em Gestão e Licenciamento Ambiental, pela UNIGRAD, pólo de Vitoria da Conquista - BA.
Professor Esp.: Thomas Marques de Castro
VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
SETEMBRO DE 2014
ANÁLISE DE LOGISTICA REVERSA EM EMPRESA DE EMPACOTAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE CARVÃO VEGETAL NO MUNICIPIO DE CÂNDIDO SALES - BA.
Glauber de Oliveira Lima
1. Introdução
A produção de carvão vegetal, através da carbonização da madeira é um processo conhecido há pelo menos 10.000 anos, sendo utilizado para diversas atividades em vários contextos históricos na humanidade.
Tal utilização se acentuou após o processo de industrialização promovido pela Revolução Industrial, que introduziu em larga escala o consumo de combustíveis fósseis, como o petróleo e carvão mineral, bem como as fontes energéticas oriundas da biomassa, dentre elas a lenha e o carvão vegetal (BRASIL, 2013).
No Brasil não é diferente, mas o fato de possuir poucas jazidas de carvão mineral, fez com que o país buscasse utilizar recursos naturais renováveis como fonte produtora de energia. A madeira e seus subprodutos, por exemplo, seja ela nativa ou de florestas plantadas, são amplamente utilizadas para essas finalidades, pois possuem um grande potencial energético devido à grande quantidade de moléculas de Carbono agregado a sua biomassa.
Ainda em nosso país o carvão vegetal, tem seu