Câncer
DEFINIÇÃO: doença que se origina nos genes de uma única célula (qualquer uma) tornando-a capaz de se proliferar até o ponto de massa tumoral no local, cuja característica mais comum é a ocorrência de alterações nos processos de divisão das células do corpo. Tais alterações proporcionam um crescimento anormal e geralmente mais rápido de um conjunto de células dando origem ao que se denomina tumor.
Quanto mais avançado for o estágio em que se encontra a doença, menor é a probabilidade de se obter uma recuperação completa do paciente. As resistências as drogas quimioterápicas é uma das principais propriedades q reduz as chances de sucesso de um tratamento médico convencional.
Antigamente a incidência de câncer não parecia tão elevada pq a maioria dos casos ocorria na idade adulta e o número de pessoas q atingia essa idade (40, 45 anos) era reduzido. Com o aumento da expectativa de vida e o controle e erradicação das doenças infecto-contagiosas, ampliou-se o numero de pessoas a desenvolver o câncer.
Muitas crenças como a de o câncer acometeria classes mais favorecidas por viver mais tempo e portanto mais expostos a fatores potencialmente cancerígenos. E ao contrario das crenças, estudos indicam q os índices de mortalidade mais elevados para # tipos de câncer são em classes sociais menos favorecidas.
Fatores causadores de acordo com o INCA estão: hábitos alimentares inadequados; tabagismo; e um conjuntos complexo de fatores relacionados à exposição a radiações ionizantes, submissão a contextos ambientais estressantes, comportamento de risco e fatores genéticos, étnicos e ocupacionais estão entre as principais variáveis geradoras de processos cancerígenos.
Etiologia: o desenvolvimento do câncer provavelmente envolve a interferência paralela e simultânea de elementos multifatoriais, q ocorrem prioritariamente em indivíduos com predisposição genética herdada ou induzida e q foram expostos, por tempo variável, a