câncer
Uma, em cada cinco pessoas em todo o mundo, irá contrair câncer em algum momento de sua vida.
O câncer pode afetar todas as partes do corpo. Câncer é um termo geral para um grande número de doenças em que a células do corpo se multiplicam descontroladamente.
Células normais se dividem e se multiplicam, assim o corpo pode formar novas células ou repor células velhas ou danificadas.
Quando o câncer ocorre, a divisão celular se torna irrestrita, quando não há necessidade para essa divisão. Além disso, as células que se formam tem um formato irregular e não podem funcionar adequadamente. Estas células podem se formar numa massa sólida, chamada tumor benigno. Se o tumor não afeta os tecidos vizinhos, podemos chama-lo de tumor benigno. Se as células tumorosas também invadem as células vizinhas, nós chamamos isso de tumor maligno. Somente tumores malignos são chamados de câncer.
Tumores malignos tem uma tendência de se espalharem para outras partes do corpo. Isto ocorre porque as células tumorosas se separam do tumor e se espalham através da corrente sanguínea ou canais linfáticos. As células tumorosas formam um novo tumor numa outra parte do corpo, chamado de uma metástase. O que causa o câncer é desconhecido, mas há certos fatores de riscos que aumentam a chance de se contrair câncer, como tabagismo, alto consumo alcoólico, excessiva exposição ao sol, dieta não saudável, certos carcinógenos, como amianto ou radiação radioativa.
O câncer nem sempre pode ser curado. Um tratamento de sucesso depende da localização, tipo, tamanho da área de disseminação e a proporção do crescimento do câncer. Geralmente, o câncer é tratado com uma combinação de cirurgia, quimioterapia e radiação. Isto diferencia de acordo com o paciente e o tipo de câncer.