as cruzadas
Para entendermos a economia em 1970, temos que volta em 1964, falando sobre Eduardo Frey do Partido Democrata Cristão / e Salvador Allende do Partido da Unidade Popular, nessa eleição quem ganhou foi o Eduardo, com uma propagando a qual seria a reforma agrária, pois em seu mandato não cumpriu essa promessa, que era o maior interesse da grande massa ( dos pequenos proprietários e comerciantes ). A sua política foi voltada para o pequeno grupo ( burguesia – elite ), permitindo a entrada de empresas internacionais para dominar a economia do Chile.
Em 1970, uma coalizão da esquerda, denominada Unidade Popular, levou Allende a presidência do Chile, O projeto de Salvado Allende era transformar pacificamente o Chile numa nação socialista, isto é tornar a sociedade Chilena, mais igualitária ao seguir o caminho da democracia. Outro pequenos partidos se juntaram a unidade popular, a tinham esse três pontos que foram necessários para ganharem a eleição: a defesa dos interesse das classes pobres e trabalhadora, a reforma agrária, e nacionalismo.
- Reforma agrária, uma grande quantidade de terra nas mãos de um pequeno grupo da ( Elite ), precisava dividir essas terras para uma grande quantidade de agricultores ( proletariado), só assim teria uma economia mais forte.
- Novas tecnologias do campo, pois quando isso acontece, temos menos mão-de-obra e mais lucro. Essas novas tecnologias são: novas magnas, novas técnicas, com isso o produto cresce com mais rapidez e mais qualidade.
- Nacionalização das empresas, essas empresas controlava toda exploração dos recurso naturais que era a viga mestra da economia, o minério , ( o cobre, o metal vermelho e o carvão), diante desta política, os Americanos juntamente com a burguesia e uma parte do exercito, começaram a boicotar todos o planos de Allende.
OS BOICOTE PARA DERRUBAR ALLENDE
- As primeira proposta de Allende para favorece as classe pobre, a câmera dos deputados voltam contra.
- Uma