Câncer de boca e orofaringe
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde – ICBS
Curso de Biomedicina
GEIZA FRANCIELLE RODRIGUES DE SOUSA
CÂNCER DE BOCA E OROFARINGE
Substâncias químicas do cigarro
Belo Horizonte
2012
GEIZA FRANCIELLE RODRIGUES DE SOUSA
CÂNCER DE BOCA E OROFARINGE
Substâncias químicas do cigarro
Trabalho realizado para substituir a nota do trabalho interdisciplinar de graduação do primeiro semestre de 2012.
Orientadora: Professora Maria Elena Walter
Belo Horizonte
2012
Sumário
Introdução
Partes do cigarro
Substâncias tóxicas
Gases tóxicos
Metais tóxicosSubstâncias cancerígenas presentes no cigarro
Outras substâncias
Conclusão
Bibliografia
Introdução
O consumo de tabaco mata mais do que todas as mortes/ano causadas por HIV, drogas ilegais, consumo de álcool, acidentes de viação, suicídios e homicídios, sendo por isso considerado pela Organização Mundial de Saúde - OMS a primeira causa de morte evitável no mundo.
A OMS alerta para o fato de que os produtos do tabaco são os únicos produtos que matam cerca de metade dos consumidores quando usados como mandam os fabricantes.
No Brasil, por exigência legal, Resolução da ANVISA nº 46, de 23 de março de 2001, artigo 1º, determinou-se a obrigatoriedade do estabelecimento de teores máximos permitidos de nicotina, alcatrão e monóxido de carbono. Além dessas 3 substâncias conhecidas, existem outras 4.720 que são tóxicas ao organismo.
Nessa mesma resolução ficou proibido de ser usado nos maços de cigarros, definições de classes, ou termos como: ultra baixo(s) teor(es), baixo(s) teor(es), suave, light, soft, leve, teor(es) moderado(s), alto(s) teor(es), e outras que possam induzir o consumidor a uma interpretação equivocada quanto aos teores contidos nos cigarros. Essa medida visou proteger os fumantes, pois induziam à falsa impressão de serem menos prejudiciais à saúde.
Leia a seguir sobre as substâncias que compõem o cigarro para conhecê-las,