Cálculo do desvio médio padrão
Matéria: Física Experimental
Professor (a): Reniene Maria
Cálculo do desvio médio padrão de um cilindro
Duque de Caxias, 24 de setembro de 2014.
Sumário
1. Introdução
Com um paquímetro e um picnômetro metálico, serão realizadas medições para computar e calcular as variações de dimensões. Este experimento é realizado com o fim de mostrarmos a variância em um mesmo corpo assim podendo obter maiores informações a respeito do mesmo. Quando medimos várias vezes uma mesma grandeza, podemos notar que os vários resultados nem sempre coincidem.
2. Objetivos
O experimento tem como proposta calcular a variação das dimensões de um corpo de prova, a fim de provar que uma superfície que, aparentemente, é uniforme sofre pequenas variações de tamanho. O corpo de prova utilizado é o picnômetro de metal.
3. Metodologia
A peça objeto do estudo foi submetida a dez medições de comprimento e dez medições de diâmetro. As medições foram feitas com um paquímetro, que é uma régua normal equipada com uma régua móvel, chamada de nônio ou vernier que permite medições de décimos ou até centésimos de milímetro. Dessa forma pode-se dizer que diminui a incerteza da medição. Foram consideradas duas casas decimais nas mesmas. Após serem computadas as medições, calculou-se a média e o desvio padrão de cada dimensão, utilizando as seguintes fórmulas:
Média: , onde xi = medição e n = número de medições
Desvio padrão:
4. Resultados
Após as medições serem computadas, foi feita a tabela abaixo, que expõe todos os dados obtidos, com as respectivas médias. Observa-se uma pequena variação nas medições de diâmetro e comprimento. Todas as medidas são em centímetros.