Paquímetro
1: encostos, 2: orelhas, 3: haste de profundidade, 4: escala inferior (graduada em mm), 5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nônio ou vernier inferior (mm), 7: nônio ou vernier superior (polegada), 8: trava.
Todo instrumento utilizado para realizar medidas possui uma incerteza a qual é originada do fracionamento de sua menor medida em duas partes, no caso, calculamos a incerteza do vernier inferior, em mm, tal resultado significa o limite de erro entre a medida aferida e a medida exata. Em uma medição múltipla onde vários elementos são medidos, existe uma média entre os mesmos, a média representa o valor da soma de todos os elementos dividida pelo número de medidas realizadas (Eq.1). Portanto se todos os elementos da medição tivessem que ter uma só medida, esta seria a média. O desvio padrão amostral (Eq.2) representa a distancia média em que cada membro da medição se afasta do valor médio. O desvio padrão do valor médio (Eq.3) representa a incerteza final da medida média. As equações a serem utilizadas são: o cálculo do valor médio (Eq.1), desvio padrão amostral (Eq,2) desvio padrão do valor médio(Eq.3).
(Eq.1)
(Eq.2)
(Eq.3)
2. Objetivo Aprender a usar o paquímetro e calcular: o valor médio, o desvio padrão amostral o desvio padrão do valor médio.
3. Metodologia e materiais
Neste procedimento utilizamos: * Um paquímetro; * Vários palitos de madeira. Utilizamos uma amostra com aproximadamente 500 palitos, logo pegamos o paquímetro e começamos a medir o diâmetro de 20 palitos e anotar o valor da medição. A cada medição o palito era devolvido a amostra de forma que o mesmo possuísse chances iguais dos outros de serem retirados da amostra novamente. A medição dos palitos com o paquímetro acontece da seguinte forma: Encostamos os encostos