Cálculo de UP
Relatório das Análises Laboratoriais
Microbiologia
Hallisson Cesar Mariano SilvaVASSOURAS - RJ
2014
OBJETIVO
Identificar os principais microrganismos contaminantes da cerveja do projeto integrador de lupulagem utilizando-se a técnica de filtração por membrana e analise da matéria prima, malte, utilizando-se a técnica de espalhamento.
INTRODUÇÃO
Bactéria láctica
São bactérias Gram +, microaerofílicas, não esporuladas, usualmente não apresentam motilidade. Produzem ácido lático como principal ou único produto do metabolismo fermentativo: homofermentativo ou heterofermentativo. São indesejáveis na maioria dos tipos de cerveja alterando as características do produto acabado.
Coliformes
São grupos de bactérias indicadoras de contaminação e são formados pelos gêneros Escherichia, Citrobacter, Enterobacter e Klebsiella.
As bactérias do grupo coliforme habitam o intestino de animais mamíferos, como o homem, e são largamente utilizadas na avaliação da qualidade das águas, servindo de parâmetro microbiológico básico às leis de consumo criadas pelos governos e empresas fornecedoras que se utilizam desse número para garantir a qualidade da água para o consumo humano.
Há os coliformes totais, que são grupos de bactérias gram-negativas, que podem ou não necessitar de Oxigênio - Aeróbias ou Anaeróbias, que não formam esporos, e são associadas à decomposição de matéria orgânica em geral. Há também os Coliformes Fecais, também chamados de Coliformes Termotolerantes pois toleram temperaturas acima de 40ºC e reproduzem-se nessa temperatura em menos de 24 horas. Este grupo é associado às fezes de animais de sangue quente.
Bolores e leveduras
Bolores e leveduras fazem parte do reino Fungi é um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente. As leveduras são fungos formados por apenas uma célula (unicelulares). A etimologia da