IQVU
Essa unidade traça um breve panorama do histórico de construção e consolidação do IQVU, que se inicia em 1993, e apresenta de forma detalhada todo o processo de cálculo do índice. O objetivo é que essa unidade seja uma referência para entendimento do índice, esclarecendo algumas questões metodológicas que envolvem o complexo processo de cálculo.
1 - Breve Histórico do IQVU
O processo de construção do IQVU envolveu técnicos de diversas Secretarias e órgãos da PBH entre os anos de 1993 e 1996. Utilizou-se uma adaptação do Método Delphi1, e através de rodadas de consultas por escrito e reuniões presenciais definiu-se a composição temática do IQVU, os indicadores selecionados e os pesos das variáveis (NAHAS, 2002). Em setembro de 1996 foi publicado o primeiro IQVU, com base em dados referentes ao ano de 1994, que contou com 75 indicadores agrupados em 11 variáveis (Abastecimento, Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte, Habitação, Infra-estrutura Urbana, Meio Ambiente, Saúde, Serviços Urbanos e Segurança Urbana).
O método de cálculo considerou a oferta local dos serviços. A metodologia utilizada nesse primeiro cálculo foi descrita no artigo de Lemos, Esteves e Simões (1996), e os resultados foram divulgados em publicação específica da PBH (PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE, 1996b).
Entre 1997 e 1998, a PBH deu início ao levantamento dos dados para cálculo do IQVU tendo como referência o ano de 1996, mas não houve divulgação dos resultados finais.
Entre 2000 e 2001, considerando a necessidade de utilização do IQVU no OP e a desatualização dos dados calculados em 1994, a Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL) deu início a um novo levantamento de dados, com referência em 2000. Com isso, a PBH calculou o IQVU considerando 54 indicadores agregados em 10 variáveis (a variável “Assistência Social” foi excluída) (SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E INFORMAÇÃO, 2006).
Ao longo desse processo até aqui