Cálculo de carga de um alto forno
2
Camila Rezende
3
Gabriel Onofre
4
Mariana Souza
5
Tatiane Ferreira
RESUMO:
No dia a dia da operação de um alto-forno, o calculo da carga metálica e de fundentes se faz necessário para conhecermos as características da minha escoria de alto forno como basicidade, viscosidade e principalmente temperatura de liquidus juntamente com os teores dos elementos químicos no gusa e escoria.
Palavras chaves: Escoria, gusa, temperatura liquidus, basicidade
ABSTRACT:
On the day to day operation of a blast furnace, the calculation of metal charge and fondant is required to know the characteristics of the mine blast furnace slag as basicity, viscosity and liquidus temperature along with the contents of the chemical elements pig iron and slag.
Key words: Slag, pig iron, liquidus temperature, basicity.
1
Trabalho da disciplina de Redução dos Minérios de Ferro I.UFF/EEIMVR
Alunos de Redução dos Minérios de Ferro I, 2015/1 UFF/EEIMVR
2,3,4,5
1 – INTRODUÇÃO:
O alto forno é um reator metalúrgico empregado na produção de ferro gusa, através da fusão redutora de minérios de ferro em presença de carvão vegetal ou coque e fundente, os quais são carregados no topo e, na descida, são transformados pela ação dos gases ascendentes, provenientes da combustão do carvão com o oxigênio soprado pelas ventaneiras, obtendo-se escória e ferro gusa líquido pelo cadinho e poeiras e gases no topo. No interior do alto forno, estão reagindo sólidos, líquidos e gases. A temperatura varia de 150°C no topo ate 2100°C nas regiões inferiores. De maneira geral é constituído de:
Equipamentos de descarga e pesagem de matérias-primas
Equipamentos de carga no topo do forno
O forno propriamente dito
Equipamentos para operação de alta pressão
Os regeneradores de calor.
1.1 - FERRO GUSA E SUBPRODUTOS:
Em um Alto Forno, o ferro gusa é o principal produto e o gás de topo, pó e escória, são recuperados como subprodutos.
Ferro Gusa:
O ferro gusa pode ser diferentemente