CARREGAMENTO DO ALTO FORNO
Luciano Lobo2
Pedro Patriota2
Phelipe Oliveira2
Resumo
O cálculo da carga de um alto forno, da base de coque adequada, estimar a composição do gusa, além de definir se a carga é auto fundente, compõem o principal objetivo desse trabalho a partir de dados enviados pelo professor Fernando Tadeu. Os cálculos foram realizados e baseados na coluna F da tabela enviada pelo mesmo.
Palavras-chave: Alto forno, Gusa, Escória.
LOADING THE UPPER OVEN FEATURES AND QUALITY OF SLAG
Abstract
The calculation of the charge of a blast furnace, coke base adequate to estimate the composition of the pig, and set to auto load is melting, make up the main objective of this work from data sent by Fernando Tadeu. The calculations were performed and based in column F of table sent by the same.
Keywords: blast furnace, pig iron, slag.
1 Disciplina Redução dos Minérios de Ferro I
2 Aluno de Graduação de Engenharia Metalúrgica – UFF – EEIMVR
1 INTRODUÇÃO
A primeira tarefa no planejamento das operações de carregamento é a definição do tamanho das camadas. O conjunto formado pela camada de coque e de ferríferos é chamado leito de fusão. O que é importante é a altura das camadas, e normalmente se fixa a altura da camada de coque. A elaboração do leito de fusão segue com a definição da carga ferrífera, ou seja, a misturado sínter, pelotas e minério bitolado. Observa-se ainda a presença de mais três materiais que podem ser carregados (quartzito, calcário, dolomito) e da escória. Os três materiais são os fundentes,que são carregados para ajustar a composição da escória, caso não haja a utilização de fundentes a carga é dita auto fundente (condição ideal). O presente trabalho, visa definir a carga de um alto forno o cálculo da base de coque necessário, além de estimar a composição do gusa1.
2 MATERIAL E MÉTODO
2.1 DADOS UTILIZADOS
O trabalho foi realizado baseado em dados enviados pelo professor