cybercultura
A Educação à Distância é uma modalidade de ensino mais antiga do que se imagina. Ela surgiu em meados do século XIX, na Europa e Estados Unidos, quando se observou a necessidade do preparo profissional e cultural de uma maneira mais acessível. Existem registros do ano de 1728, nos Estados Unidos, onde um professor ensinava taquigrafia semanalmente via correio para alunos em Boston. Dois fatores favoreceram o crescimento da demanda: o tempo flexível e o baixo custo.
No Brasil esta modalidade de ensino teve início em 1940, também por meio de correspondências, e teve ainda mais expansão com a evolução das mídias, rádio (1922) e a TV (1970), - que ainda são muito utilizados, nos tele cursos - e, assim segue até os dias atuais, com o uso da internet como principal ferramenta de ensino-aprendizagem. O surgimento da internet fez com que a EAD se expandisse de tal forma que foi necessário o reconhecimento legal desta modalidade. O artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 é considerado como a certidão de nascimento da Educação à Distância no Brasil, e equipara as duas modalidades de ensino, ou seja, Educação à Distância e Educação Presencial.
No Brasil, a EAD está em processo de expansão. No final de 2008, por exemplo, o país já contava com mais de 2,6 milhões de alunos inscritos. Segundo dados, 80% dos alunos estão na região sudeste.
Existem ainda alguns desafios na Educação à Distância, porque a maioria da sociedade ainda vê este tipo de ensino como uma formação de segunda linha. Porém, em países, como o Canadá, a visão é outra, pois algumas empresas preferem contratar pessoas que se formaram pelo método EAD, e na Alemanha existe uma pesquisa que mostra um crescimento profissional maior de pessoas formadas neste método de ensino.
A partir destes dados, conclui-se que:
Apesar de sua história ser pouco conhecida, a Educação à Distância surgiu a mais de um século, e vem crescendo em grande escala. É um