Custos
1. Introdução
Atualmente, o mercado atravessa por indecisões para os executivos devido à crise que assola todo mundo. Desta forma as exigências relacionadas ao ambiente de negócios tornam a busca constante pela melhor tomada de decisões e aprimorar os custos das empresas e diferenciar-se da concorrência.
Percebe-se que muitas empresas comercializam e produzem produtos com características semelhantes, para tornar-se competitivo, conquistando o cliente pela qualidade, utilidade e o diferencial proporcionado por este produto.
Segundo Churchill e Peter (2005):
O reconhecimento de necessidades é o processo pelo qual consumidores compram produtos e serviços a partir do reconhecimento de uma necessidade. Esse reconhecimento pode vir de uma sensação interna (como fome) ou externa (como propaganda). Quando os consumidores percebem que têm uma necessidade, o impulso interior para atendê-la é chamado de motivação.
Para atingir este objetivo as empresas estão atentas o novo comportamento do cliente, que está cada vez mais informado, é de um perfil critico nas opções existentes no mercado de produtos e serviços.
O cliente observa não apenas os itens mencionados, mas também o preço deste produto ou serviço.
Desta forma o cenário está montando, onde o consumo está mais exigente e os concorrentes mais agressivos, dando à devida importância as ferramentas de gestão que buscam informações que permitem ao gestor a tomada de decisão, de forma estratégica,de forma mais sensata e imediata após observar cada situação imposta pelo cliente ou pelo mercado.
Uma das ferramentas é o sistema de custeio que oferece informações sobre a estrutura de custos e a devida interpretação dos fatos.
Segundo Atkinson,(2000, p. 125) o calculo de custos do produto influenciam a maioria das decisões dos preços e do mix de produtos. Desta forma podemos observar que estas informações são de grande utilidade na gestão das