Estudo de caso - gol
A Gol se inseriu no setor de aviação brasileiro usando um modelo que já havia transformado no mundo outras empresas de mesmo segmento e que eram de médio/pequeno porte em organizações de grande porte. Existiam mais de 30 empresas de ônibus, com demandas focadas na classe média. Alimentavam a idéia de criar uma companhia de aviação de baixas tarifas para que pudessem atender classes mais baixas. Esse modelo baseou-se em cinco princípios: 1º - só realizar vôos domésticos, 2º - reduzir os gastos com serviços de bordo, 3º - aumentar a produtividade por avião, 4º - ter uma frota homogenia e econômica, reduzindo despesas com manutenção e combustível, 5º - utilizar aeroportos regionais médios, onde as taxas cobradas das empresas são menores.
3)Faça uma análise SWOT para o início das operações da GOL.
Oportunidades: enfraquecimento da concorrência, funcionários já especializados nos serviços oferecidos pela companhia área, salários desvalorizados.
Pontos fortes: oferecer um serviço mais acessível às classes sociais mais baixas, procurando reduzir os custos pela oferta do serviço, dentre os pontos fortes destacamos o fato da frota ter um menor consumo de combustíveis e tendo uma frota moderna, o custo com manutenção é bem menor. As aeronaves operavam com um numero de funcionários menores por aeronave. A venda de passagens é feita diretamente com o consumidor. De um modo geral, baixo custo operacional.
Pontos fracos: pode-se citar o fato de a empresa não operar em frotas internacionais e oferecer menos conforto aos seus passageiros.
Ameaças: ameaça de concorrência de empresas com mais experiência de mercado e prestígio.
4) Segundo a tipologia de Michael Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela Gol? Quais são suas principais vantagens competitivas?
É uma estratégia para continuar reduzindo os preços e mantê-los abaixo dos