custos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Prof. Walter Saraiva Lopes
São Paulo
1º semestre de 2013
CONTABILIDADE DE CUSTOS
CONCEITOS E CAMPO DE AÇÃO
CONTABILIDADE DE CUSTOS – É a parte da ciência contábil que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos e/ou serviços.
ATIVIDADES EMPRESARIAIS – As atividades empresariais mais comuns são: comercial, prestação de serviços e industrial.
Comercial – Liga a produção ao consumo. É o meio pelo qual se viabiliza todo o fluxo de mercadorias entre produtores e consumidores.
Prestação de serviços – Se caracteriza pelo aparecimento do componente humano, denominado “esforço”.
Industrial – Se caracteriza pela produção de algo novo, ou seja, pela transformação de matérias-primas em produtos prontos para serem consumidos.
CUSTO INDUSTRIAL – Compreende a somatória de todos os gastos com materiais, mão-de-obra e gastos gerais de fabricação aplicados na produção de outros bens materiais. TERMINOLOGIA UTILIZADA EM CUSTOS
Gasto - Sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
Ex: Mercadoria (estoque)
Salário
Máquina
Investimento - Gasto que a empresa faz com itens que farão parte do seu ativo em função de sua vida útil ou pelos benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s) que o mesmo pode trazer para a empresa.
Ex: Matéria-prima – enquanto estoque.
Máquina que fará parte do processo produtivo.
Custo - Gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. É reconhecido no momento da utilização dos fatores de produção, para a fabricação de um produto ou execução de um serviço.
Ex.: Matéria prima.
Energia elétrica.
Despesa – Gasto com bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.
Ex.: