custos
Pode se definir como departamentalização o processo de divisão de áreas em uma determinada entidade, constitui uma combinação e agrupamentos adequados das atividades necessárias em departamentos específicos em uma organização, onde são atribuídas funções com graus de responsabilidade a um representante em cada departamento. O conceito de departamentalização tem origem com a Teoria clássica, através principalmente do teórico Henri Fayol. E desde sempre ela visou a divisão com o intuito de enfatizar a estrutura organizacional com o objetivo de otimizar a eficiência e melhorar as relações em cada departamento de uma entidade.
Para um processo de definição de departamentos o primeiro passo é dividir a empresa em dois grandes departamentos. O departamento de Produção e o departamento Administrativo.
O departamento de produção poderia ser composto pelo de departamento de compra de Matérias primas, a principal função é tratar com fornecedores e garantir sempre um produto mais em conta com nível de qualidade; o Departamento de estocagem que tem como atribuição principal, receber e alocar a matéria prima. Departamento de montagem o objetivo é coordenar e garantir a montagem dos produtos e o Departamento de Acabamento que o último estágio de produção dos produtos. A área Administrativa ficou assim dividida; administração geral responsável pelos processos administrativos em geral, Comercial que visa a venda do produto, tratamento direto com o cliente e financeira que é responsável pelo pagamento e recebimento.
2) Custo Padrão:
O Custo padrão é um conceito de controle de custo que estabelece o valor dos custos de produção a ser realizado para determinado produto, o que permite, assim, a formação de um orçamento, que define os gastos totais e que é possível no final a formação do preço de venda de determinado produto. Com a definição do processo e os insumos necessários isso permitirá a correta utilização desses fatores